Enem 2020

Provas digitais são a grande novidades desta edição. Inscrições podem ser feitas até o dia 22 de maio, somente pela internet.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foram abertas nesta segunda-feira, 11 de maio. Os estudantes poderão se inscrever pela Página do Participante, até o dia 22 de maio.

Faça aqui sua inscrição no Enem 2020

Quem não possuir um cadastro no Portal Gov.BR deverá fazê-lo antes de acessar a Página do Participante. Para fazer a inscrição no Enem 2020 é necessário informar o CPF próprio e cadastrar uma senha.
A taxa de inscrição do Enem 2020 é de R$ 85, mesmo valor do ano passado, e poderá ser paga até o dia 28 de maio em qualquer banco (pessoalmente ou pela internet), casa lotérica ou agência dos Correios.

Isenção

Entre os dias 6 e 17 de abril, estudantes de baixa renda puderam solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2020.

Nesse mesmo período, participantes do Enem 2019 que conseguiram a isenção e faltaram às provas tiveram que justificar ausência para obter o benefício novamente este ano.

O resultado dos pedidos de isenção foi divulgado no dia 24 de abril. Quem teve o pedido negado pôde apresentar recurso até o dia 1º de maio, e a análise dos recursos foi divulgada na última quinta-feira, dia 7.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3,4 milhões de estudantes conseguiram a gratuidade.

Excepcionalmente, o Inep concederá isenção da taxa durante o período de inscrição para aqueles que têm direito ao benefício. A isenção será concedida automaticamente quando o inscrito preencher seus dados, sem a necessidade de fazer o pedido.

A medida foi adotada para não prejudicar estudantes que não conseguiram solicitar a isenção dentro do prazo por falta de acesso à internet. Como escolas, bibliotecas e lan-houses estão fechadas devidos aos decretos estaduais de isolamento social em razão da pandemia de covid-19, estudantes sem internet em casa poderiam ser prejudicados.

Veja quem tem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem:

Matriculados no último ano do ensino médio em escolas públicas;
Participantes que tenham feito todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsas integrais em colégios particulares, tendo renda de até um salário mínimo e meio (R$ 1.567,50);
Inscritos no CadÚnico do Governo Federal, com Número de Identificação Social (NIS) próprio, que tenham renda de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 522,50) ou total de três salários mínimos (R$ 3.135).

Inscrição

Durante a inscrição no Enem, o estudante deverá informar seus dados pessoais (data de nascimento, sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade), local de nascimento, núemro do RG, endereço com CEP, opção de língua estrangeira, cidade onde fará as provas e escolaridade, além de preencher um questionário socioeconômico. Ao final da inscrição, será necessário enviar uma foto atual e nítida, uma novidade desta edição.

Veja um passo a passo de como se inscrever no Enem

Os estudantes que necessitam de atendimento especializado para as provas, como deficientes, gestantes, idosos e outros, devem solicitá-lo durante a inscrição. A solicitação deverá ser acompanhada da documentação que comprove a necessidade de uma prova adaptada. O resultado dessa solicitação será divulgado no dia 29 de maio.

Um outro tipo de atendimento especializado é o tratamento pelo nome social. Nesse caso, o participante travesti ou transexual deverá fazer a solicitação entre os dias 25 e 29 de maio. O resultado será liberado no dia 5 de junho.

Enem Digital

A grande novidade do Enem 2020 é a possibilidade de fazer provas digitais. Poderão optar pela versão digital somente os estudantes que concluíram o ensino médio ou irão concluir este ano, exceto aqueles que necessitam de atendimento especial. Os treineiros terão que fazer as provas impressas.

A opção pelo Enem Digital deve ser feita no momento da inscrição. Até 100 mil estudantes poderão optar pelas provas digitais, que serão aplicadas em 110 cidades em todos os estados e no Distrito Federal. A relação das cidades está no Edital do Enem Digital.

Provas

As provas do Enem 2020 continuam no mesmo formato das edições anteriores, com 180 questões objetivas e uma redação. Elas serão aplicadas nos dias 1 e 8 de novembro, provas impressas, e nos dias 22 e 29 de novembro, provas digitais.

1º dia: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Redação

2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 45 questões de Matemática e suas Tecnologias

No caso das provas digitais, elas serão feitas em computadores sem acesso à internet, em locais com estrutura apropriada. As questões poderão ter vídeos, infográficos e games. Somente a redação deverá ser redigida no papel.