A Federaminas promoveu, na quarta-feira (29/04), uma live de alta qualidade com prestação de serviços e compartilhamento de muita informação importante e em primeira mão para os mais de 800 empresários que visualizaram o bate-papo. Em pouco mais de uma hora e meia de conversa, representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), Bando de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e Sebrae, mediados pelo presidente da Federação, Valmir Rodrigues, apresentaram alternativas para facilitar e ampliar o acesso ao crédito para microempreendedores individuais, micro e pequenos empresários neste momento de crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus.

Na avaliação do presidente da Federaminas, a live foi muito importante porque a CEF e o BDMG puderam demonstrar as linhas de crédito que vão ajudar as empresas neste momento. “O que os empresários precisam é de acesso ao crédito com menor taxa de juros, menos burocracia, prazo estendido para pagar e consultoria para conseguirem sair da crise financeira quando a pandemia passar”, explica Valmir Rodrigues, que fez questão de agradecer a participação de todos os convidados.

Participaram do bate-papo Alessandro Chaves, gerente de Articulação para Desenvolvimento Econômico do Sebrae-MG; Thiago Magalhães Tavares, superintendente de Micro e Pequenas Empresas do BDMG; Ana Maria Galinari superintendente nacional da CEF; Marcelo Bomfim, superintendente regional da CEF; Afonso Maria Rocha, diretor superintendente do Sebrae-MG; e Marden Márcio Magalhães, diretor de Operações do Sebrae-MG. Todos os participantes elogiaram a iniciativa diferenciada da Federaminas de buscar soluções para os problemas que mais têm afetado os negócios nesta crise sem precedentes.

O presidente da Federaminas anunciou, em primeira mão, a grande parceria entre a entidade e o Sebrae com o objetivo de unir forças para atender aos empresários mineiros com soluções. A parceria vai conectar os empresários por meio das Associações Comerciais e Empresariais e a Federaminas em uma grande rede de conteúdos criada para combater os possíveis impactos da pandemia do novo coronavírus na saúde dos pequenos negócios. Basta acessar pelo site da Federaminas, fazer o cadastro e para receber as orientações do Sebrae.

Questões importantes serão tratadas nessas consultorias como linhas de crédito para pequenos negócios; FAMPE; gestão Financeira em tempos de pandemia; dicas de como manter as contas em ordem durante a crise atual; como pagar os fornecedores; como lidar com a folha de pagamentos; como manter a saúde financeira do seu negócio, dentre outras demandas relevantes neste momento.

“A Federaminas tem a função de ser uma facilitadora de negócios, de buscar soluções para ajudar os empresários na tomada de decisões. Sabemos que é um momento difícil para todos, mas não vai ser para sempre. Precisamos de acesso ao crédito para que as nossas empresas voltem a crescer”, salientou Valmir Rodrigues.

Sebrae dará consultoria às empresas do Estado

O presidente da Federaminas anunciou a parceria inédita entre a entidade e o Sebrae. “Por meio dessa parceria vamos levar uma série de consultorias para as empresas em todo o Estado através das Associações Comerciais para que todos possam superar este momento difícil”, afirmou Valmir Rodrigues.

CEF oferece taxa de juros única

Outra novidade anunciada na live é a forma de acesso ao crédito para folha de pagamento específico para até dois salários mínimos por funcionário para empresas com faturamento mínimo a partir de R$ 360 mil e até R$ 10 milhões, com taxa muito boa de até 3,75% de juros. “Pela primeira vez na história o empresário vai conseguir fazer uma tomada de crédito no custo Selic, sem IOF e sem TAC, que é a taxa que a Caixa está trabalhando. Além disso, não é preciso ser correntista do banco para ter sua proposta analisada”, destacou o presidente da Federaminas.

BDMG Digital agiliza processo

A grande vantagem do BDMG destacada na live diz respeito ao processo de concessão de crédito que é todo digital – BDMG Digital -, o que garante maior agilidade no retorno das aprovações, caso a empresa esteja com a documentação toda regular. “O BDMG é o único que faz tudo digitalmente, o correspondente bancário consegue colocar toda a proposta de forma bem simplificada e a documentação é enviada pelos Correios. Além disso, as taxas são diferenciadas e o cliente tem acesso a diversos planos que contemplam os empresários dos mais variados segmentos”, frisou Valmir Rodrigues.

Parceria com AMIRT

A Federaminas e a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) também firmaram uma parceria para a divulgação das lives organizadas e transmitidas pela TV Federaminas, que serão divulgadas para 395 rádios e TV´s em todo o Estado. “Quero agradecer o presidente da AMIRT, Luciano Pimenta, e o vice-presidente Mayrinck Júnior, que também já foi presidente da associação, pela disposição em fazer essa parceria conosco e levar informação de qualidade para tantos municípios de Minas”, disse Valmir Rodrigues.

Atenção aos links importantes

Durante a live, foram divulgados pelos representantes das instituições que participaram, os links para que os empresários acessem e pesquisem as linhas de crédito, façam simulações e busquem atendimento.

Sebrae: www.sebraemg.com.br

Caixa Econômica Federal: www.cef.gov.br

BDMG: www.bdmg.gov.mg.br

Parceria Federaminas e Sebrae: https://abre.ai/sebrae-federaminas