Um presente de aniversário que abre frentes para o desenvolvimento econômico do município em várias áreas. Na última quarta-feira (26), na semana em que completa 59 anos, a cidade ganhou a “Agenda Viva” – Plano de Metas para João Monlevade.
A entrega oficial foi prestigiada por mais de 200 pessoas. Esta iniciativa da Acimon e Sebrae Minas, foi construída de forma paritária entre setor público, produtivo e sociedade civil.
A agenda estratégica foi desenvolvida com base na abordagem de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), criada pelo Sebrae Minas para articular todos os componentes necessários ao progresso do município.
O plano para João Monlevade tem metas de médio a longo prazo, tendo como horizonte, o ano de 2032.
A apresentação foi feita a partir da explanação de cinco eixos temáticos, pelos respectivos coordenadores: a assistente de projeto da Acimon, Juliana Estevan (Eixo Inserção Competitiva); a educadora Yolanda Carla Lima Coelho (Eixo Capital Empreendedor); pelo gerente de inteligência de negócios do Sicoob Credimepi, Eurides Júnior (Eixo Tecido Empresarial); o assessor da Secretaria Municipal de Planejamento, Thiago Henrique dos Santos (Governança para o Desenvolvimento) e o presidente do Comitê Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social da Acimon (CP10), David Roosevelt Júnior (Eixo Organização Produtiva). Cada um falou das estratégias e ações previstas para o município dentro de cada uma dessas dimensões.
O presidente da Acimon, Eduardo Drumond de Melo, afirmou que a agenda foi criada através de um Fórum de lideranças com uma visão de futuro para João Monlevade e envolveu diversas entidades locais. As reuniões tiveram início em 2021, com a realização de um diagnóstico sobre a situação do município, e de oficinas para análises, elaboração de estratégias, além de encontros para validação das propostas apresentadas. “Com a união de vários segmentos da sociedade, inciativa privada e poder público, vamos trabalhar para implementar a Agenda Viva, primeiro passo para João Monlevade se fortalecer como polo regional. É a luz de um futuro promissor”, disse.
DESENVOLVIMENTO DA CIDADE
A analista técnica do Sebrae, Nayara de Aguilar Araujo, afirmou que o desenvolvimento é uma semente para “plantar o futuro. Para tanto, a união de todos os segmentos da sociedade é fundamental”, afirmou. Ela também ressaltou que a Agenda Viva é baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU).
Entre esses, erradicação da pobreza, promoção da saúde e bem-estar, redução das desigualdades e promoção da energia limpa e acessível.
O diretor de Atração e Investimentos da Invest Minas, e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico na cidade de Extrema (MG), Adriano Carvalho, fez uma palestra em que compartilhou experiências e cases de sucesso que transformaram o então modesto município em uma das maiores potências econômicas do estado, com centenas de empresas instaladas e um turismo bem desenvolvido.
Ele disse que a Agenda Viva é fundamental para o desenvolvimento de João Monlevade e marca o início de um longo trabalho que tem tudo para ser promissor e mudar a realidade local. Adriano também elogiou a parceria entre os setores público, privado e a sociedade para construir a agenda de desenvolvimento. “Agora, é tirar do papel, com comprometimento, engajamento e manter o diálogo entre as instituições.
A Agenda Viva aponta caminhos para mais desenvolvimento econômico, empregos, aumento de receitas e melhoria da qualidade de vida para os cidadãos. Só não dará certo se não quiser”.
ENTIDADES AUTORAS
A elaboração do projeto contou com parceria da Acimon; Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi); ArcelorMittal; Câmara Municipal de João Monlevade; Fundação Casa de Cultura; Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Consmepi); Rede Doctum; Fusão Ligas; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Prefeitura Municipal de João Monlevade; Sest/Senat; Sicoob Credimepi; Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico e Eletrônico de João Monlevade (Sime); Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg); Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Vale e Sebrae-MG.
Acesse o documento completo da Agenda Viva através do link aqui
Fonte: Jornal A Notícia