O Comitê Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social da Acimon – CP10 realizou, nesta terça-feira, uma reunião estratégica que uniu 29 instituições do município para discutir como pauta principal Segurança Pública, atendendo à solicitação do Conselho de Segurança Pública da Microrregião – CONSEP MR.
Na abertura, o presidente da ACIMON, David Roosevelt Linhares Jr., destacou o CP10 como espaço permanente de articulação entre instituições e de transformação das demandas da sociedade em propostas de políticas públicas. A reunião foi coordenada pela presidente do CP10, Elizete Isabel Vidal, que ressaltou a importância da construção coletiva e do diálogo interinstitucional, assim como a necessidade de incorporar o tema Segurança Pública a Agenda Viva, um plano de metas para o município que envolve, até o momento, 16 projetos distribuídos em diferentes eixos temáticos. O presidente do CONSEP-MR, Hamilton Siqueira, reforçou a importância de estruturar as propostas de forma técnica e integrada, destacando a união das instituições como fator essencial para a construção e definição de soluções efetivas.
Representantes das forças de segurança apresentaram brevemente o trabalho desenvolvido por suas instituições em João Monlevade, entre eles o Tenente Rubens Nery de Santana Junior, comandante do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar de João Monlevade; Melquíades Moreira França Júnior, diretor do Presídio de João Monlevade, representando a Polícia Penal; o Capitão Marlon Marçal Guimarães, subcomandante da 17ª Companhia de Polícia Militar Independente de João Monlevade; o Delegado Alberto Gomes Vieira, da Polícia Civil de João Monlevade; e Douglas Vieira Gomes, representando a Polícia Rodoviária Federal, em nome do Inspetor Paulo Roberto Lacerda Bui, chefe da 3ª Delegacia da PRF em Minas Gerais.
Ao final do encontro, Elizete apresentou as ações realizadas em 2025 pelo CP10, reforçando a necessidade de envolvimento constante do poder público, especialmente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, além de apontar adequações necessárias, como a de representações institucionais e inserção de novas organizações no Comitê. As contribuições levantadas serão consolidadas por grupo de trabalho e apresentadas na próxima reunião já agendada para 27 de janeiro.




