Intenção dos representantes das associações comerciais do Médio Piracicaba é conhecer as necessidades dos empresários e população vítimas da tragédia e tentar amenizar suas perdas

Os representantes das Associações Comerciais e Empresariais da Região do Médio Piracicaba (ACE´s), que compõem o Plano Regional de Desenvolvimento, se reuniram na tarde dessa terça-feira, 28, na sede da Acimon, para discutir a crise provocada pelas fortes chuvas e enchentes nas cidades mineiras.

De acordo com o presidente da Acimon, Cássio Barros Evangelista, a intenção das ACE´s, é fazer uma análise crítica da situação de cada cidade do Médio Piracicaba atingida e de suas vítimas, empresários e população, para que possa se fazer um planejamento e atuação para amenização das perdas. “Sabemos que não conseguiremos fazer milagre. Mas podemos ajudar estas pessoas a passar por este momento com maior acolhimento e apoio, além de acompanhar e cobrar efetividade das ações realizadas pelas prefeituras. Este será o nosso papel enquanto entidade de classe empresarial”, explica.

Durante a reunião, os representantes apresentaram propostas para contribuir com as vítimas. Foram elas: 1- Levantar o número de empresas e quem são os associados por cidade afetados pelas chuvas/enchentes; 2- Informar se há decreto da Prefeitura de Calamidade Pública ou de Situação de Emergência que propiciem acesso a possíveis verbas estaduais e federais; 3- Criação de linha de Crédito Emergencial (Sicoob Credimepi e BDMG), com taxas e prazos mais acessíveis às empresas atingidas; 4- Buscar junto ao Sebrae parceria para palestra e consultoria in loco buscando orientar e reestruturar as empresas prejudicadas financeiramente e/ou estruturalmente pelas chuvas; 5- Reunião das ACE´S com os Poderes Públicos Executivo e Legislativo de cada Município, para levantamento da situação atual e discussão da análise de viabilidade de algumas insenções fiscais neste período crítico para empresas/população das áreas afetadas e cadastradas pela Defesa Civil como: IPTU (ou dilatação prazo para pagamento), Alvará (ou colocar data para renovação para segundo semestre) e taxa de consumo de água, a ser utilizada para limpeza pesada; 6- Encaminhamento imediato de ofício ao Governador do Estado de Minas Gerais solicitando atenção especial para a região do Médio Piracicaba.

Para o presidente da ACE de Santa Bárbara, Luiz Antônio da Silva, o primeiro passo para o sucesso das demais ações conjuntas é que cada associação comercial vá a campo e conheça a real situação de cada empresário e habitante do município para entender suas necessidades. Para que sejam criadas ações coletivas, uma vez que não haverá como solucionar problemas individuais. “Uma empresária nos enviou um áudio, onde chorava muito e dizendo que perdeu tudo”, disse ele.

Próxima reunião está marcada para o dia 10 de fevereiro, na ACE de Santa Bárbara, onde será convidada a equipe de meteorologistas da Cemig para orientação para preparação dos municípios para as chuvas de fevereiro.

Participaram da reunião representantes das ACE´s das cidades de João Monlevade, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Domingos do Prata, Santa Bárbara, Itabira e Barão de Cocais. (Flávia Henriques/Comunicação).