Evento aconteceu em Belo Horizonte e reuniu representantes de 100 cidades mineiras.
A Federaminas realizou entre os dias 30 e 31, o Encontro de Presidentes, Diretores Executivos de associações comerciais de Minas Gerais, o evento foi marcado por várias palestras que fomentam o conhecimento e mudança da mentalidade dos representantes das ACE’s.
O propósito do EPE 2023 foi defendido pelo presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues: “As nossas entidades precisam buscar sustentabilidade financeira, indispensável para que o ambiente associativista seja um local agregador”.
Uma das palestras mais importantes do evento, foi sobre a importância do associativismo para o desenvolvimento regional. Esse assunto foi abordado devido a importância que se tornou o Plano Regional de Desenvolvimento, formado pelas cidades que compõem o Médio Piracicaba.
Para conversar sobre a importância do crescimento local, representantes do Plano de Desenvolvimento Regional do Médio Piracicaba estiveram no evento e conversaram sobre a iniciativa que uniu 9 cidades da região em prol do desenvolvimento local.
Eugenio Muller, Coordenador do plano regional, apresentou as principais propostas do movimento, que gira em torno do crescimento local em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.
“As ACEs têm uma grande capacidade de trabalho em grupo e gerar mudanças, em prol do desenvolvimento local e de cada município. Mas para isso, existe a necessidade de uma liderança bem estruturada para que haja crescimento.
É isso que nos importa, mudar a mentalidade para que tenha propósito, ação e resultado”, afirma Eugênio.
Monlevade está muito bem representada no cenário associativista mineiro.
Devido ao forte engajamento da Acimon e seus diretores para o desenvolvimento não só de Monlevade, mas como de toda região, vários diretores tomaram posse em cargos relevantes dentro da Federaminas.
A presidente da Acimon Mulher Rosiléia Espíndola foi empossada como diretora da Federaminas Mulher.
O diretor Paulo Lacerda Júnior foi empossado como presidente da Federaminas Jovem e o empresário Monlevadense Edson Martins Coelho, e também diretor da Acimon, foi empossado como vice presidente da Federaminas.
O evento recebeu diversas autoridades e compuseram a mesa de posse, entre eles Fernando Passalio, representando o governador Romeu Zema, o Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite, o senador Carlos Viana, presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, presidente do Sebrae, Marcelo de Souza e Silva, presidente do CRC Suely Oliveira, Adriano Faria representando o prefeito de Belo Horizonte Fuad Normam, Leônidas Oliveira, secretário de Cultura e Turismo e Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg.