Na terça-feira, dia seis de fevereiro, aconteceu a primeira Reunião de 2024 do Plano Regional de Desenvolvimento do Médio Piracicaba e da Agência de Inovação e Desenvolvimento Regional Sustentável do Território Médio Piracicaba – AGIR, na sede da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade – ACIMON. O presidente da entidade anfitriã, David Roosevelt Linhares Júnior, abriu a reunião com uma saudação de enaltecimento ao associativismo e às conquistas que o movimento vêm trazendo para a sociedade. Frisou ainda que sua trajetória na ACIMON representa uma opção clara pelo trabalho voluntário em prol do desenvolvimento da região e finalizou agradecendo a presença de todos.
A primeira parte do evento ficou a cargo do coordenador do Plano Regional e presidente da AGIR, Eugênio Müller, que apresentou um estudo com dados sobre a economia dos nove municípios que integram a Agência de Inovação e Desenvolvimento Regional. O estudo apontou que a região, em 2023, foi responsável por 38% da produção de minério de ferro da Vale S.A. em Minas e 17,4% da produção nacional da empresa. Outro dado importante é que o Produto Interno Bruto dos nove municípios juntos equivale a 3,74% do PIB de Minas Gerais, sendo que, de 2020 a 2021 o PIB destes municípios apresentou um crescimento de 101,6% frente a um aumento de 5,7% do PIB de Minas. O estudo apontou ainda que Minas Gerais foi o estado que teve maior participação no faturamento do setor mineral no Brasil em 2023, respondendo por 41,7% do total faturado no ano, o que equivale a uma receita de R$ 103,6 bilhões. Eugênio alertou ainda para as oportunidades no futuro próximo, já que Minas lidera a lista dos investimentos da mineração até 202 8, com US$ 17,23 bilhões (30,6% do total nacional).
Após a apresentação houve a posse das novas diretorias da ACIMON Mulher e da ACIMON Jovem, tendo como presidentes, Rosiléia Espíndola de Almeida Souza Martins e Breno Botelho Souza respectivamente.
No encerramento os presidentes das Associações Comerciais usaram a palavra para manifestar a firme decisão de manter a união das instituições no Plano Regional e na AGIR, além de reforçarem os ganhos que estas iniciativas têm representado para o desenvolvimento do Médio Piracicaba.
Também participaram do evento o gerente Iarlei Quintão, diretores e ex-presidentes da ACIMON, Cassia Menezes, Olavo de Souza e Célia Dalva, presidente, vice e gerente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira – ACITA; Roberto Valamiel – presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Bela Vista de Minas – ACIABEL; Antônio Cornélio de Melo e Ângelo Silva, presidente e gerente da Associação Comercial e Empresarial de Santa Bárbara – ACISB; Danilo Emanuel Macedo e Carlos Augusto Coelho, presidente e vice da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Gonçalo do Rio Abaixo – ACIASGRA; Robson Morais Martins, Rosiane Martins e Lairse Paiva, presidente e gerentes da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Nova Era – ACIANE; Claudio Alves Guilherme e Rachel Freitas, presidente e gerente da Associação Comercial e Industrial de Alvinópolis – ACIA; Uilton Pantuza Dias e Fernando Barros, presidente e vice da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de São Domingos do Prata – ACIAP; Thales Vasconcelos Alves, presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Rio Piracicaba – ACIARP e Paulo César, presidente da Federaminas Jovem.