Aconteceu entre os dias 15 e 18 de setembro o Hacktown 2022 e, Santa Rita do Sapucaí, o principal festival de inovação, tecnologia e criatividade da América Latina.
O Sebrae em parceria com a ACIMON realizou a missão empresarial para o evento
Objetivo da missão que contou com a presença das associações comerciais de João Monlevade, Bela Vista de Minas, Nova Era, Itabira, Santa Bárbara e São Domingos do Prata, além das Faculdades Doctum e UEMG, Sicoob Credimepi, representantes dos poderes executivo e legislativo e empresários, foi oportunizar a troca de experiências e o acesso a informações relevantes para empreendedores que possuem negócios de base tecnológica ou que se relacionam com eles, além de ser um espaço propício para incentivo e formação de governança de comunidades de inovação e interação com boas práticas de fomento de negócios e disseminação da cultura empreendedora.
Para os empreendedores é de suma importância conhecer as tendências dos mercados nos quais atua e aprimorar a sua gestão, além disso, criar conexões entre negócios fortalece a cadeia de inovação e proporciona a ampliação de redes de comercialização e cooperação.
Roberto Valamiel, Presidente da Associação Comercial de Bela Vista de Minas, Aciabel, disse que foi um enorme prazer em participar do Hacktown 2022 em Santa Rita do Sapucaí, e parabeniza a Acimon e ao Sebrae pela iniciativa de promover a missão. Ele afirmou ainda que foi uma experiência nova ao longo dos seus 62 anos de vida e isso mostra que não devemos ficar somente no nosso cantinho confortável, há vida fora do nosso cotidiano e ela está lá, de braços abertos nos esperando.
Para o gerente executivo da Acisb/CDL, Associação Comercial de Santa Bárbara, Ângelo Silva, a missão empresarial ao Hacktown em Santa Rita do Sapucaí possibilitou aos participantes vivenciar experiências, acessar conteúdos em alta e se conectar com o ecossistema de inovação de todo o país durante o festival que une inovação e criatividade.
Está ação irá contribuir muito para a nossa região, uma vez que que as lideranças presentes puderam extrair insights fundamentais para o desenvolvimento do Médio Piracicaba, não se limitando ao trabalho nas Associações Comerciais que representam.
Eugênio Muller, coordenador do Plano Regional das Associações Comerciais, relatou que os últimos quatro dias foram muito especiais e cheios de inovação e conhecimento que levaremos em nossas mentes, mas os inesquecíveis momentos de convivência e amizade serão guardados nos corações.
Uilton Pantuza, presidente da Aciap/CDL de São domingos do Prata, agradeceu a Acimon e Sebrae pela missão e disse que foi ótimo a oportunidade de estar com cada um e que foram quatro dias de aprendizagem e convivência saudável e estreitamento de laços não só empresariais.
O presidente da ACIMON, Eduardo Drumond de Melo, ressaltou o sucesso alcançado com a Missão Empresarial e agradeceu a todos pela confiança e disposição em participar do Hacktown 2022, tivemos a oportunidade de vivenciar intensamente várias ideias diferentes e fazer conexões de impacto, e esta era a proposta do evento. Agora é colocar em prática todo conhecimento adquirido em prol do desenvolvimento de nossas cidades e região, tornando-as um lugar melhor de se viver. Boas ideias devem ser replicadas e inovações sempre serão bem-vindas, que venha a edição 2023 do VIVA Monlevade!
Todos os demais representantes dos diversos segmentos, foram unanimes em afirmar que a nossa cidade só tem a ganhar com as ideias e os contatos realizados nessa missão. E que seria muito interessante termos em nossa região algo parecido com o que foi visto em Santa Rita do Sapucaí. Vale lembrar que o evento, além de palestras, encontros, networks, gera muita renda para a cidade e seus moradores, pois movimenta a economia local de uma forma expressiva.
RESULTADOS ESPERADOS: Com a atividade espera-se contribuir para que os empresários criem conexões de relacionamento, fortaleçam ou criem novos negócios, além de engajá-los na construção e formação de um ambiente inovador nos seus territórios de inovação, congregando diversos atores locais para tal objetivo.
É preciso sempre buscar ideias e soluções para o desenvolvimento. Mas tão importante quanto ideias, é colocá-las em práticas, por isso o Plano Regional de Desenvolvimento, formado pelas Associações Comerciais do Médio Piracicaba, foi formado e tem lutado com muito afinco para conseguir o tão sonhado progresso. A luta é pela melhoria e duplicação da BR 381, que atrapalha muito o desenvolvimento. Essa luta é de todos nós. Conheça mais sobre o Plano no site www.desenvolvemediopiracicaba.com.br.