O Minas Summit 2024 foi um enorme sucesso. Ao longo de quatro dias de intensa programação, João Monlevade e toda a região viveram um momento de grande mobilização, aprendizado e conexão entre empreendedores, gestores públicos, lideranças e a comunidade.
Realizado pela Acimon e pelo Sebrae Minas, com apoio do Sicoob Credimepi, o evento reafirmou o potencial econômico e inovador do município.
A programação teve início na segunda-feira, 10, no Ideal Clube, com duas palestras de destaque nacional. Roberto Funari, ex-CEO das Havaianas, apresentou o tema “Gestão 360°: estratégias centradas no cliente”, compartilhando sua experiência à frente de uma das marcas brasileiras mais reconhecidas do mundo.
Na sequência, Alexandre Coimbra, psicólogo e participante do Programa Encontro, da TV Globo, conduziu a palestra “Saúde Mental: o grande desafio das organizações”, promovendo reflexões essenciais para a atualidade.
Na terça-feira, 11, a agenda trouxe mais dois grandes momentos no Ideal Clube: a palestra de Fernando Godoy, “Enquanto Você DormIA – o mundo mudou e você não percebeu”, e a apresentação do renomado filósofo Luiz Felipe Pondé, que discorreu sobre “Os desafios da mudança”.
Ainda na terça-feira, 11/11, ocorreram os Workshops Setoriais destinados aos segmentos de Alimentação e de Vestuário/Moda, ampliando o alcance técnico do evento e oferecendo capacitação prática para empreendedores dessas áreas.
A quarta-feira foi marcada por outra etapa de workshops, realizados pela manhã na sede da Acimon, desta vez com foco nos segmentos de Saúde e Bem-Estar e Setor Automotivo, reforçando o propósito do Summit de fortalecer a gestão empresarial e impulsionar o desenvolvimento regional.
Simultaneamente, na AMEPI, ocorreu o I Fórum de Boas Práticas em Compras Públicas, dividido em seis painéis:
Painel 1: Segurança Jurídica para Compras Públicas – Tatiana Rosmaninho (TCEMG);
Painel 2: Boas Práticas Municipais em Compras Públicas, com “cases” de São Gonçalo do Rio Abaixo e São Domingos do Prata;
Painel 3: “Case” Consmepi;
Painel 4: “Case” Nova Lima (MG): Compras Públicas como Vetor de Desenvolvimento Local; Painel 5: “Case” Techcert: Assinaturas Digitais, Gestão Documental e IA – O Triângulo das Compras Inteligentes – De arquivos a algoritmos: decisões mais rápidas, menos custos e mais transparência para a cidade.
Painel 6: Desafios e Oportunidades nas Compras Públicas: Caminhos para Avançar;
À tarde, ainda na AMEPI, foi apresentado o case de sucesso de Nova Lima em compras públicas, com destaque para o impacto econômico gerado no município. O debate contou com a presença do secretário municipal de desenvolvimento econômico de Nova Lima, Lucas Henrique de Oliveira Silva e do consultor Rogério Moreira.
Também no dia 12, à noite, a Acimon sediou o I Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social de João Monlevade. Para o presidente da Acimon, David Roosevelt, essa foi uma das atividades mais importantes do Minas Summit, reunindo lideranças para discutir os rumos da economia e estratégias de fortalecimento do ambiente de negócios.
O encerramento, na quinta-feira, foi marcado por um dos momentos mais celebrados do evento: o “Elas em Rede – Conexão que nos Move”, promovido pelo Sebrae Minas em parceria com a Acimon e o Acimon Mulher. O Ideal Clube recebeu caravanas de mais de 10 cidades e mais de 500 empreendedoras, em uma noite vibrante de troca, inspiração e fortalecimento da rede feminina empreendedora. Nas redes sociais, centenas de publicações destacaram a grandiosidade e a aprovação do público.
O Minas Summit deixou uma marca profunda em João Monlevade, evidenciando sua capacidade de sediar grandes encontros e reafirmando o espírito inovador e empreendedor da cidade.
Segundo Aline Alves, responsável pelo setor de Projetos da Acimon, “o 1º Minas Summit foi um evento gigante, de muito trabalho e dedicação, mas valeu a pena. O engajamento dos empreendedores e dos cidadãos foi muito grande”.
Com sua primeira edição consagrada, o evento já se firma como um marco do desenvolvimento regional e um catalisador de oportunidades para todo o ecossistema econômico de João Monlevade.













