Projeto Inovador Capacita Presidentes de Associações Comerciais em Minas Gerais
Nesta terça feira, dia 23 e abril, em Belo Horizonte, presidentes de 50 Associações Comerciais participaram de uma capacitação intensiva como parte do “Projeto de Melhoria da Representatividade das ACE’s” em Minas Gerais.
Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre a Federaminas, a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e o Sebrae Nacional, com o objetivo de fortalecer o associativismo empresarial no estado.
O projeto lançado durante o Congresso da Federaminas no ano passado, em Araxá, representa um marco significativo para o empresariado mineiro e para o associativismo brasileiro. As 50 associações comerciais participantes foram selecionadas após uma inscrição prévia e passarão por um acompanhamento mensal até o final do ano.
Uma das inovações deste projeto é a oportunidade das associações comerciais receberem um selo de qualidade conferido pela CACB. Através do processo de diagnóstico e da implementação das soluções propostas, as associações terão a chance de alcançar os níveis de qualidade bronze, prata e ouro, reconhecendo o compromisso com a excelência e o desenvolvimento contínuo.
Os presidentes das associações participantes estão sendo capacitados com uma metodologia abrangente que visa ampliar a visão em relação à gestão institucional e à liderança Associativista. Com uma programação de oito horas, os participantes terão acesso a ferramentas e estratégias essenciais para fortalecer suas organizações e promover o crescimento sustentável de suas ACE’s, de seus associados e da comunidade onde estão inseridas.
O consultor da CACB, Marcio José Vieira, juntamente com o convidado Rainer Zielasko, Presidente do Conselho Superior da Faciap, ministraram o workshop de sensibilização para os presidentes presentes. Na abertura, tivemos a presença de Itamar Mansu, vice-presidente da CACB e presidente do conselho deliberativo do Sebrae do Rio Grande do Norte, Carlos Rezende, executivo da CACB e do presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues.
O projeto oferecerá consultoria mensal personalizada para as ACE’s participantes. Com o apoio de consultores especializados, as Associações serão orientadas em um processo de diagnóstico detalhado, visando identificar áreas de oportunidade e desenvolvimento, com o desdobramento de um planejamento estratégico.
O presidente da Federaminas ressaltou a importância deste projeto para o empresariado mineiro, afirmando: “Estamos comprometidos em capacitar nossas Associações Comerciais para enfrentar os desafios do cenário econômico atual e promover um crescimento sustentável em nossas comunidades. Este projeto é um marco significativo em nossa jornada rumo à excelência no associativismo empresarial”.
A capacitação de hoje é apenas o primeiro de uma série de eventos planejados como parte deste projeto inovador. Nos próximos dias 24, 25 e 26 de abril, os executivos das associações comerciais participantes também serão beneficiados com um treinamento especializado de 24 horas/aula, fornecendo as habilidades e conhecimentos necessários para implementar efetivamente o planejamento estratégico em suas organizações.
Fonte: Federaminas