A Câmara da Mulher Empreendedora de João Monlevade – Acimon Mulher – participou no dia 09 de agosto da terceira edição do Fórum Estadual das Mulheres Empreendedoras – Feme –  em Ouro Preto. Estiveram presentes a presidente da Acimon Mulher Ercy Eduarda, as diretoras Rosiléia Espíndola e Flávia Henriques, a conselheira Elizete Vidal e a dama de honra Fernanda Caroline.

A organização do terceiro Feme informou que 250 mulheres empreendedoras de Minas Gerais prestigiaram o evento, destacando a força da classe empresarial feminina a partir de uma perspectiva inovadora, ao se fazer networking e parceria entre as associações comerciais e mulheres empresárias em todo estado.

Em seu discurso de abertura, a presidente da Federaminas Mulher Yêda Fernal, quebrou o protocolo ao se dirigir à mesa na pessoa da presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária – CNME – Tânia Rezende. Lembrando a importância de se quebrar paradigmas, Yêda engatizou que a Mulher deve entender que está em suas mãos o caminho para a transformação. E que o momento é de união e respeito. “Vamos deixar de pensarmos em gênero e nos olharmos como seres humanos que somos”, pediu.

A apresentação do evento ficou por conta da presidente da Central Única de Favelas (Cufa), Marciele Delduque, que citou a expressividade do atual cenário, onde o empreendedorismo feminino se destaca. Marciele destacou o envolvimento de diversos setores da sociedade para uma noção mais abrangente da força feminina. “Em um cenário onde as mulheres são a maioria da população e a maioria do empresariado, transformar estes números em ações é o grande desafio”, encorajou ela.

Com a co-realização de representantes das Associações Comerciais de Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, Nova Lima, Mariana e Santa Bárbara, a mesa solene foi composta pelo presidente da ACEOP Paulo Raimundo, pelo prefeito de Ouro Preto Júlio Pimenta, pela vereadora Regina Braga, pela representante da Universidade Federal de Ouro Preto Natália de Souza, pela idealizadora do evento Cássia Neves, pelo consultor do Sebrae Aristides Rocha e pelo cônsul da Irlanda no Brasil Barry Tumelty.

Palestras

O Feme teve início com a palestra ministrada pela consultora Lígia Mendes da Mastermind. Nela, Lígia abordou as relações interpessoais e como estas estão intimamente relacionadas ao bom relacionamento do dia a dia, além das possibilidades empresariais. “Um networking de sucesso começa pelas atitudes simples de cumprimento, apresentação e relação. A partir destas particularidades, é possível estabelecer contatos mais efetivos e duradouros”, ponderou. Para Lígia, uma empresa em época de bonança deve primar pela capacitação e fortalecimento em épocas difíceis para os negócios. “Precisamos treinar em tempo de paz, para que na guerra estejamos preparados”, sua analogia com estratégias de guerra.

Em seguida, as empresárias participaram do Giro de Negócios organizado pelo Sebrae, tendo como aplicabilidade, a palestra anterior. Parceiro, o Sebrae ainda trouxe para o terceiro Feme a Mesa de Debate Sebrae delas, com mediação da analista Michelle Chalub. O debate contou com a coach de alta performance Ana Paula Paixão, a CEO da Teamhub Tatiana Santarelli e a empresária Danyelle Van Straten (Depyl Action). Suas cases de sucesso e ensinamentos mexeram com o público. Em suas falas estavam as palavras, foco, superação, essência, prioridade e inspiração.

O evento contou ainda com o lançamento de 3 livros, onde Ângela Campelo, da Associação Comercial de Conselheiro Lafaiete utilizou de uma palestra show para abordar empreendedorismo feminino na prática. Anita Guimarães, aos 90 anos, autografou seu livro para uma plateia emocionada e Bárbara Abrahão apresentou sua defesa de mestrado sobre a participação da mulher no empresariado de Minas Gerais. E por fim, simultaneamente, a cidade histórica também promoveu o Festival de Turismo, atraindo a visitação das empresárias, além do público local.

Para as integrantes da Acimon Mulher, participar do Feme é sempre uma oportunidade de se inspirar com mulheres fortes e desafiadoras, “Foi inspirador, ouvir estas mulheres dinâmicas e empreendedoras é um aprendizado constante para a construção da nossa vida também”, conta a presidente da Acimon Mulher, Ercy Eduarda.

A quarta edição do Feme está prevista para agosto de 2019, em Pouso Alegre, no sul de Minas.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário