Após o primeiro ano à frente da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon), o presidente Cássio Barros Evangelista reafirma compromisso de fazer com que a entidade se firme cada vez mais, como a Casa do Empreendedor Monlevadense. “Nossa diretoria e colaboradores estão focados e comprometidos, para que a entidade se consolide ainda mais como referência em nosso Estado, e que possamos contribuir efetivamente para termos uma cidade próspera e melhor para se viver. Tenho convicção que o caminho do desenvolvimento econômico e social, só se dá pelo associativismo e cooperação. Quando unimos forças, trabalhando com ética, responsabilidade e transparência, conseguimos atingir mais facilmente nossos objetivos, e os transformamos em resultados”, afirmou. Confira, algumas das ações realizadas ao longo de 2018 pela diretoria da Acimon.

Principais ações: 2018

Início da Gestão: Em fevereiro, o presidente Cássio Barros Evangelista se encontra com a sua diretoria na sede da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade – Acimon – para a primeira reunião da gestão 2018/2020. Ele assume o cargo reforçando que dentre suas metas estão a ampliação do número de associados da entidade e a implantação de novos serviços para beneficiar a classe empresarial, sempre com foco no desenvolvimento econômico de nosso município.

Encontro com presidente da República: Representando a Acimon, o gerente executivo Iarlei Quintão Fraga vai a Brasília com uma comissão de presidentes e gerentes executivos das ACEs, com a finalidade de entregar documento que solicita a continuidade das obras de Duplicação da BR-381. Na oportunidade, a comissão é recebida pelo então presidente do Brasil, Michel Temer, que se prontifica a assegurar recursos para agilidade dos serviços.

Capacitação: Neste primeiro ano de gestão, o Centro de Desenvolvimento Empresarial da Acimon (CDE) promove mais de 40 treinamentos, dentre cursos, palestras, seminários, workshops, oficinas e debates. Em sua maioria com os parceiros Sebrae, SicoobCredimepi e Federaminas. O CDE capacitou neste período mais de 1.700 pessoas, dentre empresários, colaboradores, autônomos e universitários.

Happy Hour Empresarial: Ainda no mês de fevereiro, a Acimon realiza a primeira edição do ano do Happy Hour Empresarial, dando prosseguimento a esta importante ação iniciada pela gestão anterior. O projeto tem por objetivo propiciar a ampliação de networking entre empresários convidados e desenvolver um ambiente favorável à geração de negócios e parcerias. Bastante elogiado pela classe empresarial, o Happy Hour Empresarial chega a sua 17ª edição (só em 2018 foram oito edições), recebendo ainda empresários de outros municípios, permitindo também oportunidades de negócios na região do Médio Piracicaba.

Mobilização das Empreendedoras: No mês de março, a Acimon promove, em parceria com o Sebrae e Sicoob Credimepi, o Seminário “Empreendedorismo Feminino – A vez das Mulheres nos Negócios e na Sociedade”. O evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher aconteceu no auditório da Acimon reunindo mais de 50 empresárias do município. A jornalista e analista de marketing do Sebrae, Fabiana Schimit, ministrou a palestra “Empreendedorismo Feminino”; a médica ginecologista Valéria Jacinto abordou o tema “Saúde da Mulher – Sexualidade”; e a relações públicas e coach, Isabela Dornelas, tratou do tema “O Poder da Autoestima Feminina – Felicidade”.

Diretoria Feminina I: As diretoras da Acimon, Angela Maria Costanzo Soares, Ercy Eduarda Silva Barcelos Dias e Rosiléia Espíndola de Almeida Souza Martins, acompanhadas da assessora de comunicação, Flávia Henriques, e do gerente executivo, Iarlei Quintão Fraga, participam da segunda edição do Fórum Estadual da Mulher Empreendedora (Feme), em Coronel Fabriciano. O evento marca o início dos trabalhos da Acimon para elaboração e implantação da Câmara da Mulher Empreendedora de João Monlevade – “ACIMON Mulher”.

Reunião das ACEs: Acimon sedia reunião das Associações Comerciais e Empresariais da região do Médio Piracicaba (ACEs). Mesmo sem a presença do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Minas Gerais (Dnit), Fabiano Martins Cunha, o encontro é realizado. Sai a pauta da Duplicação da BR-381 e entra discussão para ações conjuntas em benefícios das ACEs e seus municípios de atuação. Para o presidente da Acimon, Cássio Barros, a ausência do representante do Dnit não prejudicou o andamento dos trabalhos, uma vez que os presentes puderam aprofundar mais no Plano de Desenvolvimento Regional (PDR), idealizado pelos representantes das ACEs. Metas do PDR: 1- Agilizar as licenças ambientais, especialmente nas cidades mineradoras, privilegiando a contratação de fornecedores e mão-de-obra local; 2- Criar políticas públicas de diversificação econômica, com foco no arranjo produtivo local do turismo, incluindo ações regionais de Segurança Pública para os municípios do Médio Piracicaba; 3- Duplicação da BR-381 Norte.

Derrubada do Veto ao Refis das MPEs: Acimon celebra junto aos seus associados a derrubada do veto ao programa de refinanciamento de dívidas (Refis) das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), no Congresso Nacional. 346 deputados votaram a favor da derrubada ao veto do então presidente Michel Temer. Apenas um votou contra. No Senado, o placar foi de 53 votos favoráveis à derrubada e nenhum contrário. A notícia foi muito bem recebida pelo presidente da Acimon, que em março se uniu a outros presidentes de ACEs integrantes à Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) para enviar um ofício a cada um dos 53 deputados federais pelo estado. No documento, solicitavam a derrubada alegando que era necessário assegurar às MPEs instrumentos eficazes para garantir-lhes sobrevivência e fortalecimento. E a derrubada ao Refis um destes instrumentos.

Banco de Currículos Online: Além de ser uma referência para a classe empresarial monlevadense, a Agência de Empregos da Acimon é aprimorada com o serviço de cadastro de Currículos Online. Por meio do sistema informatizado – ACE Currículos, as pessoas podem se cadastrar e se candidatar a vagas existentes no mercado de trabalho, dando maior agilidade, eficiência e profissionalizando este importante serviço oferecido gratuitamente aos associados da entidade.

Distrito Industrial I: A entidade apóia os permissionários do Distrito Industrial que desejam se reunir em caráter de urgência com a prefeita de João Monlevade, Simone Carvalho. A intenção é intermediar o encontro para que eles possam apresentar à Simone reivindicações de melhorias no Distrito Industrial (DI). O presidente da Acimon ressalta que o apoio é irrestrito aos permissionários, uma vez que o DI é de extrema importância para o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda no município. A revitalização do DI é um antigo anseio da Acimon e faz parte do projeto “Monlevade Rumo ao Progresso” lançado com a contribuição de diversas instituições do município.

Homenagem da 17 PM: Durante celebração do 243º Aniversário da Polícia Militar de Minas Gerais, a 17ª Companhia Independente de Polícia Militar de João Monlevade diplomou a Acimon como Colaboradora Benemérita. O presidente Cássio Barros Evangelista recebeu o diploma das mãos do comandante Fábio Barcelos.

Serasa Experian: Atenta às necessidades e expectativas dos associados, a Acimon fecha parceria com a Serasa Experian tornando-se novo distribuidor autorizado em Monlevade. Com 50 anos de mercado no Brasil e tendo a maior base de dados da América Latina, a empresa oferece relatórios precisos e eficazes para proteger a saúde financeira das empresas, fortalecendo seus negócios.

Diretoria Feminina II: As diretoras da Acimon, Ercy Eduarda Silva Barcelos Dias e Rosiléia Espíndola de Almeida Souza Martins, participam no mês de junho da palestra “O Poder da Liderança Feminina na Educação”, realizada no auditório da Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira. O evento faz parte das ações da Câmara da Mulher Empreendedora – Acita Mulher, e reforça as ações para a criação da Câmara da Mulher Empreendedora da Acimon.

Distrito Industrial II: A Acimon, na pessoa do seu presidente, intermedia e sedia reunião de representantes dos permissionários do Distrito Industrial (DI) com representantes da ArcelorMittal, Prefeitura e da própria Acimon, com o objetivo de iniciar discussões para melhorias no local. O encontro termina com agendamento de nova data para que juntos possam aprofundar nas questões pendentes sobre o assunto.

Criação do CP10: A Acimon, visando contribuir para o desenvolvimento do município, assume mais uma vez seu papel desenvolvimentista, e cria o Comitê Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social – CP10. O mesmo é composto por 25 representantes de instituições monlevadenses. Estes, compromissados com o diálogo, planejamento e viabilização de ações que possam proporcionar crescimento e melhorias na qualidade de vida dos monlevadenses, tornando nossa cidade melhor para se viver. O diretor da entidade, David Roosevelt, é eleito o presidente do CP10.

Definição das Câmaras Técnicas: Dentro do CP10 são criadas sete câmaras técnicas, contendo representantes das entidades que se dividem em grupos para apontar problemas e buscar soluções nas mais diversas áreas do município. As câmaras técnicas escolhidas são: 1- Programa de Inovação,2- Posicionamento e Fortalecimento do CP10 no Município, 3- Programa Permanente de Qualificação, 4- Bem-Estar e Produção da Arte e Cultura, 5- Sustentabilidade Ambiental, 6- Novos Mercados para Empresas Locais, 7- Programa de Governança Local.

Alteração no Estatuto: Acimon realiza no mês de outubro Assembleia Geral Extraordinária para alteração em seu estatuto. A presidência da entidade ressalta a importância da mudança para que seja atendido o Marco Regulatório – Lei Federal nº 13.019/2014 (Convênios com Órgãos Públicos).

Assembleia aprova ação contra CCT Comerciários 2018: Também em outubro, a entidade realiza assembleia para discussão de proposição para entrada de ação contra Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos Comerciários 2018, ressaltando que a mesma lesa os direitos de empresas e empregados. A proposição é aprovada por unanimidade e, em seguida, um escritório de advocacia é acionado para entrar com a ação na Justiça.

Acimon Mulher: Umas das grandes ambições da Acimon nas últimas gestões, a implantação da Câmara da Mulher Empreendedora – Acimon Mulher, torna-se realidade durante cerimônia de posse da Diretoria – Gestão 2018/2020, realizada no mês de novembro. A Acimon Mulher é composta por Diretoria, Conselho, Damas de Honra e membros (Mulheres com perfil empreendedor e empresárias do município que se destacam em suas respectivas áreas de atuação). A diretora da Acimon e presidente eleita da Acimon Mulher, Ercy Eduarda, em seu discurso de posse convida a todas integrantes a somarem com ela nas ações que visem o fortalecimento da mulher no mundo dos negócios. O empoderamento feminino também é ressaltado por ela. A Diretoria da Acimon Mulher ainda possui em sua composição outras três diretoras da Acimon, Angela Soares (1ª Conselheira), Rosiléia Martins (tesoureira) e Tatiana Finamore (vice-presidente), além da assessora de comunicação da entidade, Flávia Henriques, como secretária. Conselheiras: Leila Pavan, Sheila Couto, Marcella Morais e Elizete Vidal. Damas de Honra: Consolação Machado, Cristina Nascimento, Fernanda Caroline, AnliySargeant, Larissa Reis, Valéria Jacinto, Carla Lisboa, Valdete Rosa, Goretti Martins, Pollyanna Patrocínio e Yolanda Lima.

Encontro com Presidente da Fiemg: Acimon se reúne com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe. O presidente Cássio Barros Evangelista, acompanhado do gerente executivo Iarlei Quintão Fraga, durante encontro busca uma maior interação com a Fiemg, possibilitando futuras parcerias em prol do desenvolvimento.Na ocasião, as Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) de Santa Bárbara (Acisb), São Domingos do Prata (Aciap) e de Itabira (Acita) estiveram presentes também, além do presidente da Federaminas, Emílio Parolini. O encontro também tem por objetivo dialogar com a Fiemg à respeito do Plano Regional de Desenvolvimento, projeto criados pelas ACEs da Região do Médio Piracicaba.

18ª Edição do Destaque ACIMON: Em noite de gala, a ACIMON recebe seus associados, convidados e homenageados, neste que é o Evento Empresarial mais tradicional de João Monlevade, e fecha com chave de ouro o 1º ano de gestão dessa diretoria. Coroando assim, um ano de muito trabalho, e fazendo com que a entidade se firme cada vez mais como a Casa do Empreendedor Monlevadense. (Fonte: A Notícia / Crédito Foto: Flávia Henriques – Comunicação Acimon).

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário