Pint of Science chega à 4a. edição e o Brasil é líder em levar Ciência para o bar

João Monlevade está entre as 400 cidades do mundo que vão sediar, em maio, uma edição do “Pint of Science”, um festival com temas científicos feito em um bar, regado a cerveja e bate papo de alto nível sobre temas emergentes e que borbulham nas universidades do planeta.

A iniciativa de trazer o festival para João Monlevade partiu de professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade João Monlevade, e contou com adesão de outras duas importantes instituições de ensino superior com sede no município: a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e Faculdade Doctum de João Monlevade. Além disso, o Festival integra o projeto “Viva Monlevade” realizado pelo Conselho Permanente de Desenvolvimento Social e Econômico (CP10), por meio da Câmara Técnica de Inovação da Associação Comercial e Industrial de João Monlevade (Acimon).

O Pint of Science Brasil é o maior evento do gênero do mundo e a edição monlevadense vem com a novidade de que, neste ano, não vai ter “power point” no bar O festival não terá “aulas nos bares”: serão muitas conversas e muitas mesas redondas com o objetivo de estimular o debate.

Segundo organizadores, o festival é sucesso porque o brasileiro adora uma boa conversa. O festival é reconhecido por manter a diversidade de assuntos e habilidade dos palestrantes em realizar um bom diálogo com a plateia. Na edição 2019 (a 4ª no Brasil) o Pint mantém a diversidade também nas cidades participantes: de Alegrete (Paraná) à Macapá (Amapá), o Pint tem a participação de todas as regiões do país e abordará temas das áreas de Legislação, vacinação, modificação genética, astronomia, entre outros.

Em João Monlevade, a programação contará com 6 conversas com as seguintes temáticas: Psicologia e Contemporaneidade, Redes Complexas e Mobilidade Urbana, Engenharia da Computação, Barragens de Rejeitos e seus desafios tecnológicos, Raça e Etnias e Metalurgia, Materiais e Mineração. Os eventos serão nos bares Estação 59 e Nomad (ambos na avenida Castelo Branco, no bairro República). A programação completa e os currículos dos cientistas participantes podem ser conferidos no site http:pintofscience.com.br/events/joaomonlevade.

Sobre o Festival

O Festival nasceu em 2013 e é fruto da iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College, que trabalhavam com doenças neurodegenerativas e que perceberam o interesse do público não acadêmico pela Ciência. Em 3 anos, o festival conquistou os 5 continentes.  Em 2019, o Pint chega ao Brasil nos dias 20, 21 e 22 de maio e as apresentações ocorrem no período noturno, entre 19h e 22h. A expectativa é um público de 70 mil pessoas em todo o país.

Evento: Festival Científico Internacional Pint of Science

Datas: 20 a 22 de maio de 2019   |   Horário: 19h às 22h

Locais: Estação 59 e Nomad (avenida Castelo Branco, bairro República)

Site oficial: http:pintofscience.com.br/events/joaomonlevade