Município está entre os que têm os melhores indicadores de desenvolvimento econômico de Minas Gerais

Entre os 853 municípios mineiros, João Monlevade ocupa a 18ª posição no Ranking de Minas Gerais e a 267ª posição no Ranking Brasil, do Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (ISDEL) que avaliou cinco mil municípios. É a melhor posição de todas as cidades do Médio Piracicaba e de muitas outras cidades do interior de Minas. Conforme o ISDEL, o município possui população estimada em 80.058 habitantes, Produto Interno Bruto (PIB) de R$2.327.309,00 e alcançou o índice de 0,4194. Para se ter ideia, Belo Horizonte, que tem o maior índice no estado, tem 0,5763.

A iniciativa do Sebrae Minas busca estimular o desenvolvimento sustentável dos territórios por meio do fortalecimento da economia local. O ISDEL tem o objetivo de reunir as informações necessárias para a construção de políticas governamentais e empresariais. “São informações que possibilitam uma análise sobre as potencialidades e fragilidades dos territórios, o que pode ajudar na criação de políticas públicas mais assertivas focadas nas necessidades de cada cidade ou estado”, justifica o gerente da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, Felipe Brandão de Melo.

O indicador faz uma análise de dados sobre as cinco dimensões responsáveis por promover o desenvolvimento econômico local: Capital Empreendedor (educação, renda e densidade empresarial), Tecido Empresarial (relacionado à existência de elementos do tecido social, tecido empresarial, programas e ações associativistas), Governança para o Desenvolvimento (participação e controle social, articulação e gestão pública), Organização Produtiva (aglomerações e diversificação produtiva) e Inserção Competitiva (especialmente informações do comércio internacional).

Para André Fonseca, coordenador local do Sebrae, a posição de João Monlevade é destaque dentre os 853 municípios. “No entanto, sempre há espaços para melhorias nestes índices. Acredito que o Comitê Permanente de Desenvolvimento (CP10), criado recentemente, poderá fomentar e potencializar a longo prazo para que estes índices possam melhorar e muito, dentro do que é apresentado hoje no ISDEL. Utilizamos esse índice para planejar nossas ações em um determinado território para que possamos fomentar o desenvolvimento de forma sustentável”, disse.

IDH

João Monlevade também possui Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) classificado em 0,7580, considerado alto. Nesse índice, somente 226 municípios estão nessa categoria e, ainda assim, a cidade ocupa a 27ª posição no estado. O IDHM é uma medida composta de indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano no município. Confira nos gráficos (foto), os indicadores do ISDEL e a média municipal alcançada por João Monlevade, em relação ao estado de Minas Gerais. (Fonte: A Notícia).