De acordo com o Sebrae, João Monlevade possui cerca de 4 mil Microempreendedores Individuais (MEI’s) e teve um aumento no número de formalização de 5,5% de janeiro a abril (2019). Até a próxima sexta-feira (24), o Sebrae promove a Semana do MEI, com capacitações e atendimentos presenciais gratuitos, além de orientações online diárias. As informações são válidas tanto para quem já é MEI, quanto para quem quer se tornar um. A Semana MEI integra a Programação no Viva Monlevade.
O Sebrae informa que 65% dos pequenos negócios mineiros optantes pelo Simples Nacional são MEI. De acordo com um levantamento do Sebrae Minas, com base em dados da Receita Federal, até abril deste ano, dos 1,4 milhão de empreendimentos incluídos no regime tributário simplificado, 953 mil eram MEI.

O estudo mostra ainda que Minas Gerais tem mais que dobro dos formalizados da Bahia (455 mil MEI), e é o terceiro estado em número de MEI no país, atrás apenas de São Paulo (2,2 milhões MEI) e Rio de Janeiro (964 mil MEI). “Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de MEI, influenciado, principalmente, pelos grandes índices de desemprego, fazendo com muitas pessoas encontrassem no empreendedorismo uma fonte de renda para o sustenta da família”, justifica a analista do Sebrae Minas Viviane Soares.

O que é MEI

Os MEI são profissionais autônomos com registro oficial, tanto de pessoa física quanto de donos de um micro negócio, com faturamento de até R$81 mil por ano. Após o cadastro como Microempreendedor Individual, o profissional passa ter um CNPJ, pode emitir nota fiscal MEI e passa a ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica. Ou seja, deverá pagar impostos sobre quaisquer atividades desenvolvidas. No entanto, estes impostos são muito mais baixos do que de pequenas e médias empresas.

Perfil

Em relação ao perfil do MEI mineiro, o levantamento mostra que 53% são homens e 47% mulheres. Já nos setores da indústria (56%) e serviços (53%) correspondem juntos mais da metade dos formalizados. Além disso, 54% dos MEI no estado têm entre 31 e 50 anos. “Apenas a faixa etária entre 31 e 40 anos concentra 290 mil Microempreendedores Individuais, 30,5% dos MEI no estado”, afirma a analista do Sebrae Minas. A programação completa e as inscrições para as atividades estão disponíveis no site www.sebrae.com.br/minasgerais . (Fonte: A Notícia).