Seis dias foram suficientes para o “Viva Monlevade” mostrar a efervescência cultural e espírito empreendedor de sua gente. Dos dias 20 a 25 de maio, o Comitê Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social da Acimon – CP10, promoveu o ousado evento com uma programação diversificada, com o objetivo de celebrar a pluralidade local.

O “Viva Monlevade” trouxe atividades que atendiam a todo tipo de público e gosto. Foram elas: palestras, seminários, workshops, ciência, educação,lazer, entretenimento, esporte, saúde, arte e ações de empreendedorismo. A ação social também teve seu espaço, uma vez que o Hackathon Social uniu empreendedorismo, inovação e voluntariado. A Associação dos Trabalhadores da Limpeza e Reciclagem de Materiais Recicláveis de João Monlevade – Atlimarjom e o Serviço Voluntário de Resgate – Sevor foram as instituições beneficiadas com projetos que visam solucionar os seus problemas. Os projetos vencedores na maratona do Hackathon Social deverão ser viabilizados por meio de futuras parcerias entre os setores público e privado e universidades locais.

A Atlimarjom ainda recebeu um presente em seu 18º aniversário, completado no dia 25, com a inauguração do Mural criado pelo artista plástico, grafiteiro e tatuador, Ricardo Pantera. A arte urbana idealizada por ele remete à importância da reciclagem dos resíduos sólidos para a preservação do meio ambiente, ao trazer elementos naturais com roupagem artificial. No mural podemos observar flores de retalho de tecidos descartados, caules de canudos, miolos de tecido e botões, além de flores e gramados de garrafas pets. O jardim ainda apresenta pneus como vasos e lindas borboletas penduradas por barbantes e com corpos em alfinetes e clips. Para a coordenadora da Atlimarjom, Valdete Roza, além de receber a atenção da sociedade, as ações promovem o trabalho dos catadores de recicláveis e acabam atraindo mais descartes conscientes pela população. “Nestes mais de 15 dias que iniciamos o projeto do mural, ficou visível o aumento de materiais coletados e até entregues em nossa sede”, comentou ela.

Resgate do orgulho

Na abertura oficial do “Viva Monlevade” realizada no dia 20, no Anfiteatro do Centro Educacional, o presidente do CP10, David Linhares, afirmou que o evento será o primeiro passo para que os monlevadenses voltem a ter orgulho da sua cidade. “É hora de fazermos mais pelo nosso município e não ficarmos esperando solução só do poder público. Precisamos dar também a nossa parcela de contribuição. Valorizarmos o que temos de bom aqui”, ressaltou ele.

Com um público total maior que mil pessoas, o evento recebeu elogios e mobilizou diversos seguimentos de joão Monlevade, deixando um gosto de bis em seu público e organizadores. Entretanto, enquanto a segunda edição não vem, o analista técnico do Sebrae, André Fonseca, representante da instituição membro do CP10, deixa seu recado: “O Viva Monlevade é um movimento e necessita de novos adeptos e mais projetos ao longo do ano”. E você é nosso convidado para conhecer o CP10 e o “Viva Monlevade”.

Utilidade Pública

Sevor: Av. Alberto lLima, 2.780 – Campos Elísios – JM – Fone: 31 9 9882-4845

Atlimarjom: Av. Getúlio Vargas, 2.195 – Baú – JM – Fone: 31 3851-1813

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário